
Da sala de concerto ao estúdio eletroacústico: mudanças na cena cultural musical de Nova York no pós-guerra
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.28998/lte.2018.n.2.5160
ISSN2179-5428
AutoresCláudio de Melo Filho, Paula Guerra,
Tópico(s)Music History and Culture
ResumoA escuta musical tem vindo a sofrer modificações significativas com a difusão das tecnologias de reprodução do século XX. A elite tradicional – detentora dos valores tradicionais de música sinfônica – havia perdido sua hegemonia em decorrência as práticas populares surgidas no pós-guerra. Este ensaio propõe a compreensão das mudanças estruturais que permeiam os locais de execução de música, tanto tradicional quanto o “novo experimentalismo”, o Jazz, estúdio eletroacústico e sua difusão pelas rádios na cidade de Nova York, criando uma nova cena.Palavras-chave:Escuta. rádio. Jazz. estúdio eletroacústico. cena.AbstractThe music listening received significant changes with the expanse of reproduction technologies of XX century. The traditional elite – owner of symphonic music values – had lost your hegemonic status because of newest popular praxisin postwar. This essay aims the comprehension of structural changes that permeate places of music – traditional and ‘new experimentalism’ – Jazz, electroacoustic and radio’s propagation in New York City, creating a new scene.Keywords:Listening. radio. Jazz. electroacoustic studio. scene.
Referência(s)