Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Teatro do oprimido como instrumento de intervenção da psicologia social

2019; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.56148/2675-2328reupe.v4n1.238.pp52-63

ISSN

2675-2328

Autores

Carla Silva Luna, José Anilson Xavier Filho, Andrezza Priscylla Vieira Gomes Pena,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O presente artigo vem discutir como as estratégias do teatro do oprimido podem ajudar no processo de ensino-aprendizado dos alunos do curso de psicologia do Centro Universitário UNIFAVIP I Wyden, fazendo análise com a Educação do Oprimido, como é realizada esta união entre teatro e educação. Utilizando esta junção para abordagem a temas polêmicos com a violência enfrentados pela mulher dentro da sociedade brasileira. Utilizando a prática do teatro como instrumento de intervenção de psicologia social, fazendo uso das técnicas da psicologia educativa e promovendo aos alunos do curso de extensão recursos e condições para o acompanhamento e realização de intervenções junto aos grupos que estejam sendo monitorados e tratados dentro da temática de violência. O grupo também aborda outras temáticas como bullying, depressão, violência infantil, medos e fobias, porém o artigo irá apresentar relatos em específico sobre violência feminina e como através das apresentações, os casos são tratados com maior empatia e cuidado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX