Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GEODIVERSIDADE E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ENSAIO METODOLÓGICO

2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26694/equador.v8i2.9222

ISSN

2317-3491

Autores

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor um ensaio metodológico para a abordagem da natureza na Geografia Escolar a partir do conceito de geodiversidade e seus desdobramentos teorico-metodológicos articulando os conteúdos de rochas, relevo e solos na Educação Básica. A metodologia propõe uma sequência didática para os Ensino Fundamental e Médio, a partir dos elementos da geodiversidade: minerais, rochas, fósseis, geoformas e solos organizados pelos conceitos de paisagem, geodiversidade (elementos e valoração), apropriação como recurso natural, conflitos e impactos ambientais. Podemos concluir que a discussão do conceito de geodiversidade bem como o uso de materiais concretos em sala de aula se faz necessário no processo de ressignificação da Geografia enquanto conhecimento escolar aberto a discussão de novos conteúdos e novas metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX