Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Timorização dos timorenses no sistema da educação de Timor-Leste

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2022.e66240

ISSN

2175-795X

Autores

Vicente Paulino,

Tópico(s)

Peacebuilding and International Security

Resumo

A realidade atual do sistema educativo de Timor-Leste deve ser entendida, numa forma geral, com uma reflexão mais interdisciplinar e desta forma pode produzir um discurso educativo e pedagógico mais sólido no quadro de inter-relação dos saberes e das práticas coletivas, que possam criar identidades e valores comuns e ações solidárias entre povos de diferentes culturas. As relações dialógicas devem ser estabelecidas entre Estado e cidadãos comuns na produção e disseminação do conhecimento. Além disso, neste artigo aborda-se fundamentalmente sobre a educação na sociedade como parte de um processo pessoal e coletivo, procura-se descrever a trajectória da educação de Timor-Leste, e sobretudo, às cultura e práticas educativas que se desenvolvem no ensino, ao mesmo tempo, abordar-se o conceito chamado “timorizar os timorenses” no qual irá reforçado pela visão “matenek lokal – saber local” em torno da definição “educação timoriana”.

Referência(s)