Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alfabetização e ensino remoto

2022; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Linguagem: Português

10.30715/doxa.v23i00.16858

ISSN

2594-8385

Autores

Vanessa Cristina Santos Araujo Nishimori, José Anderson Santos Cruz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Devido às restrições impostas durante a pandemia pelo novo Coronavírus, alfabetizar e letrar de maneira remota têm sido o desafio de professores alfabetizadores, alunos e familiares. Neste estudo, contextualizou-se o cenário da alfabetização e do ensino remoto nas escolas municipais da cidade de São Paulo após a distribuição gratuita de “tablets” com objetivo de possibilitar o acesso a sua plataforma digital. Mediante a análise documental de forma qualitativa, com revisão sistemática e aplicação de questionário virtual, direcionado aos professores do Ciclo de Alfabetização – 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, foi investigado se os recursos disponibilizados garantiram de forma efetiva o direito à Educação. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que o investimento foi um marco importante do município para ampliar novas práticas pedagógicas em suas escolas, porém dificuldades inerentes a essa forma de ensino não permitiram o avanço na alfabetização para maioria dos alunos.

Referência(s)