
PROPOSTA METODOLÓGICA VOLTADA AO ENSINO MÉDIO: AULA DE CAMPO AO PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES
2019; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26694/equador.v8i1.8607
ISSN2317-3491
AutoresMarineldo de Brito Lima, Francílio de Amorim dos Santos, Cícero Almeida Dos Santos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO estado do Piauí exibe grande riqueza geológica, geomorfológica e paleontológica, todavia a grande maioria do material didático não apresenta tais informações, por diversos fatores. O presente trabalho surgiu diante a carência de aulas práticas no sistema de ensino regular, ao passo que o objetivo do estudo foi analisar a importância das aulas de campo no ensino de Geografia, a partir da experiência da aula prática ocorrida no Parque Nacional de Sete Cidades (PN7C) com uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, da Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito (UEHSB). A pesquisa foi dividida em três etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) exploração do conteúdo em sala de aula; 3) realização da atividade de campo no PN7C. Aos alunos foram apresentados e discutidos, em sala de aula, conceitos essenciais que puderam ser contextualizados durante a aula de campo, particularmente aqueles ligados aos processos atuantes no relevo do PN7C, tais como: topografia ruiniforme, processo de poligonação, couraça ferruginosa, geodiversidade, geoconservação e geoturismo. Os relatórios elaborados pelos alunos permitiram inferir que houve êxito na execução da aula de campo, como estratégia de ensino, pois afirmaram ter adquirido conhecimento de forma divertida e em contato com a natureza. Nesse sentido, ressalta-se que o professor enquanto agente facilitador do conhecimento deve procurar formas dinâmicas e metodologias variadas para a consolidação do processo de ensino, particularmente no que diz respeito ao ensino da Geografia, colocando o aluno em contato com as particularidades regionais e/ou locais, propagando a conservação e a valorização do patrimônio presente em seu contexto espacial.
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