
A TEMATIZAÇÃO DO MUAY THAI NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
2022; Volume: 3; Issue: 7 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v3i7.1711
ISSN2675-6218
AutoresAnderson da Silva Oliveira, Maique dos Santos Bezerra Batista,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA literatura vem apontando que o Muay Thai foi sistematizado há cerca de 250 A.C cujo nascimento origina-se na Tailândia. A questão central desse trabalho consiste em analisar como o conteúdo de lutas, enfatizando o Muay Thai, é trabalhando nas aulas de educação física escolar. A pesquisa contou com artigos disponíveis em periódicos da área, onde o Muay Thay aparece como um conteúdo ensinado pelos/as professores/as nas aulas de educação física escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica, analítico-exploratória, com abordagem qualitativa, por se apropriar de artigos publicados em sua inteireza em meios eletrônicos sem se ater a fenômenos estatísticos. Os instrumentos utilizados foram as plataformas digitais - Google Acadêmico, SciELO e periódico CAPES. Os dados foram analisados por categorias divididas em: autores/as e ano de publicação; tipo do estudo; amostra; estratégias metodológicas; e, materiais utilizados. Os resultados apontaram que a inserção desse conteúdo nas aulas de educação física amplia o retórico linguístico, cultural, gestual e motor dos/as estudantes por vivenciarem representações culturais de caráter local e global. Logo, as aulas de educação física com intencionalidades pedagógicas emanam potencial para acessar o repertório de conhecimento cultural e corporal dos/as estudantes por experimentar, dialogar e refletir sobre práticas que talvez estejam distantes de sua realidade e ampliá-las.
Referência(s)