Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Clube de Ciências do Sol Nascente: estudantes como pesquisadores

2022; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.36704/sulear.v1i12.6789

ISSN

2595-8569

Autores

Patrick de Oliveira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Em meados do século passado, o Ensino de Ciências foi influenciado pela corrida tecnológica da Guerra Fria. Dentre novas abordagens de aproximação da educação básica com a Ciência, surgiram os Clubes de Ciências. No Brasil, os primeiros Clubes datam da década de 1960. Como modalidade de ensino não-formal, os Clubes de Ciências são espaços para debate de temas científicos, desenvolvimento de projetos de pesquisa e discussão de seus resultados. A proposta de implantação de um Clube de Ciências é inovadora para a maioria das escolas. O envolvimento dos estudantes nas atividades do Clube de Ciências pode apresentar maior conhecimento de suas próprias habilidades. O Clube de Ciências do Sol Nascente atende é composto por estudantes do Colégio Estadual Sol Nascente situado em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. Após inscrição e seleção, os clubistas passam por um curso de formação sobre a prática científica. Atualmente há diferentes linhas de atuação no Clube, a saber: Biodiversidade, Microbiologia, Olimpíadas Científicas e Saúde Corporal. Durante o período de ensino remoto as atividades do Clube ocorreram através do Google Meet. O Clube de Ciências do Sol pertence a Rede Internacional de Clubes de Ciências. Ao longo dos últimos anos, os clubistas têm participado de feiras de ciências, obtendo premiações e bolsas de Iniciação Científica Júnior. Nesse sentido, o projeto do Clube de Ciências no Colégio Estadual Sol Nascente tem possibilitado um ambiente de criatividade, descobertas e inovação aos seus participantes. Portanto, o Clube de Ciências não se limita a uma prática de ensino das ciências da natureza, mas como a possibilidade de jovens pesquisadores.

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