
Desenhos animados: Ensinando separação de resíduos sólidos no Ensino Fundamental I
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i10.32424
ISSN2525-3409
AutoresAlex Barbosa da Silva, Angélica Cristina Rivelini-Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente texto tem o escopo de explorar as potencialidades que o uso de recursos midiáticos/desenhos animados possui como ferramenta didática, e sua utilização com temas relacionados à Educação Ambiental, a fim de promover um ensino de ciências crítico. A abordagem é exploratória, em que foram selecionados dois desenhos animados no Youtube, um da Turma da Mônica e outro do Show da Luna, para os quais, analisados segundo a Análise do Conteúdo, foram criadas três categorias, sendo elas: Discurso ambiental; Discurso de formação e orientação e Discurso de ciências, com o intuito de explorar as potencialidades dos desenhos animados para abordar a temática ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Nota-se que os desenhos animados podem ser uma forte ferramenta didática, pois chamam a atenção do aluno para o assunto abordado, e o professor pode promover um ensino contextualizado e crítico.
Referência(s)