
A pedagogia das competências e o ensino de Geografia no estado de São Paulo: um olhar crítico para a orientação pedagógica dos documentos oficiais
2019; Associação dos Geógrafos Brasileiros. Seção Campinas; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54446/bcg.v9i1.418
ISSN2236-3637
AutoresVinicius de Oliveira Aversa, GABRIEL PINTO DE BAIRRO,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem o intuito de analisar de maneira comparativa e amparados pelas concepções da pedagogia histórico-crítica, quais as aproximações existentes entre os posicionamentos teórico-pedagógicos presentes nos discursos dos documentos oficiais do Estado de São Paulo, e na recém lançada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revelando a adoção por esses documentos de um ideário valorativo baseado em um conjunto de teorias de cunho imediatista, adaptativo e reacionário. Deste modo, buscamos trazer a discussão acerca da formação do indivíduo frente a esta tendência pedagógica, que pretende o desenvolvimento de competências e habilidades nos sujeitos, para que os mesmos se adequem da melhor maneira ao seu cotidiano, atendendo as demandas mercadológicas essenciais para a manutenção da ordem social vigente.
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