Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A energia solar fotovoltaica: transformação, evolução, aspectos ambientais e abordagens na sala de aula

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i9.32533

ISSN

2525-3409

Autores

Adriana Tenir Egéa de Oliveira, André Alves Sobreira, Hozana Freitas da Costa, José dos Santos Ferreira, Carlos Ariel Samudio Pérez,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Os grandes desafios que surgem diante do aumento contínuo da população mundial, como consumo de alimentos, água e energia, trazem a sustentabilidade como forma de sensibilização aos cuidados com o meio ambiente. O artigo traz uma reflexão dialogada com pesquisas que discutem a energia solar fotovoltaica como uma das alternativas para tais cuidados. Propomos nesta discussão, dialogar com conceitos que abordam a transformação de Energia Solar em Energia Elétrica, apresentar algumas inovações ambientais sustentáveis, pontuar dados estatísticos sobre o impacto e retorno econômico social, abordar atualidades sobre as placas solares e explanar uma abordagem teórico-prática para a sala de aula. De modo geral, a energia solar fotovoltaica é atrativa e tem apresentado avanços tecnológicos na área de semicondutores e na produção de células fotovoltaicas. Dentre os recursos energéticos renováveis, a energia solar se destaca por oferecer uma fonte limpa para geração de energia elétrica com emissão zero de gases de efeito estufa para a atmosfera. No contexto da sala de aula, expõe-se um ambiente com diversos espaços de construção do conhecimento científico e de reflexão, oportuno para a avaliação de fatores que impactem nas aprendizagens, conforme o envolvimento e resultados alcançados. Ressaltamos que a realidade de cada ambiente escolar, implica na tomada de decisão por parte do professor e que, adaptar, modificar, remixar e/ou problematizar a sugestão dos cenários metodológicos propostos, podem oportunizar práticas reflexivas segundo o perfil dos educandos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX