
Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/2525530407012022e0110
ISSN2525-5304
AutoresTamar Genz Gaulke, Ana Clara da Silva Ponciano, Fernanda Gomes de Amorim,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste trabalho advém de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música da região da grande Natal a partir da sua relação com a escola de educação básica. A pesquisa foi realizada partindo das ideias da tese de Autor, utilizando-se também da visão conceitual de lugar de Tuan, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica, pensando a escola na complexidade de sua dimensão espacial. Os resultados sinalizam que o desenvolvimento profissional de professores de música depende do entendimento e do reconhecimento do ser docente na escola, da relação e vinculação entre professor, alunos e música e da compreensão do que aprendem na e com a escola.
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