
Desempenho Psicomotor na Educação Infantil
2022; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 15; Issue: 7 Linguagem: Português
10.25248/reas.e10589.2022
ISSN2178-2091
AutoresPatrícia Espíndola Mota Venâncio, Lyvia Pedra Silva, Dhennyffer Gonçalves Barbosa, Cláudia Gomes de Oliveira dos Santos, Cristina Teixeira, Kevin César Neves de Oliveira, Davi das Águas Costa Caixeta, Jairo Teixeira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoObjetivo: Identificar o nível psicomotor em crianças de 5 a 6 anos em uma escola pública em uma cidade de do estado de Goiás. Métodos: Trata- se de um estudo transversal quantitativo, com a amostra de 38 crianças com idades de 5 a 6 anos de ambos os sexos. Foi utilizada uma bateria psicomotora de Oliveira GC (2012), avaliando a coordenação motora, esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial. Foi feita uma correlação de Spearman entre medidas antropométricas, Velotest, Stroop e os elementos psicomotores e o teste de Mann-Whitney. Resultados: A maioria está adiantada para a idade, mas quando comparada entre os sexos, as meninas sobressaíram-se em todos os aspectos psicomotores, e os meninos com (14,3%) na orientação espacial e (7,1%) na orientação temporal. O estudo constatou que quanto maior a pontuação no Velotest (r 0,434) e no Stroop (r 0.411), melhores foram as pontuações no esquema corporal (r 0,516), lateralidade (r 0,380), orientação espacial (r 0,424), temporal (r 0,644), orientação espacial (r 0,426) e temporal (r 0,478). Conclusão: A maioria das crianças se encontra dentro do esperado para a idade na presença de imagem de corpo percebido, já comparados os sexos, as meninas tiveram melhores resultados e, ao fazer a correlação, observou-se que quanto maior a pontuação no Velotest, melhores resultados nos elementos psicomotores.
Referência(s)