Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota

2022; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1678-6971/eramr220138.pt

ISSN

1678-6971

Autores

Régis Façanha Dantas,

Tópico(s)

Economic and Environmental Valuation

Resumo

Resumo Objetivo: Dotar o órgão decisor com um modelo híbrido composto para decisão qualificada e maximizar a qualidade da gestão pública ante o tradeoff entre frota própria e locada. Originalidade/valor: A metodologia proposta inova ao integrar um framework baseado em um conjunto de critérios quantitativos e qualitativos, aumentando a precisão do processo de tomada de decisão sobre a gestão da frota da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Com modelo multicritério, podem-se compreender e identificar os critérios fundamentais em termos de gestão para selecionar alternativas e evitar tomar essas decisões com base apenas na experiência ou no feeling. Design/metodologia/abordagem: Para apoio à tomada de decisão quanto à escolha ou ao mix entre frota própria e locada, soluções ótimas são construídas com uso de um modelo híbrido que combina técnicas dos modelos de utilidade multiatributo (multi-attribute utility theory – Maut) e de engenharia econômica e com auxílio do custo total de propriedade (total cost of ownership – TCO). As alternativas são ponderadas qualitativa e quantitativamente por meio do modelo proposto. Resultados: Os resultados confirmam a compatibilidade entre os métodos utilizados, dotando o órgão de uma ferramenta metodológica que qualifica a decisão com base em um modelo que revela as preferências dos decisores em termos de atributos relevantes para uma boa gestão, respeitando as restrições orçamentárias.

Referência(s)