
Avaliação das atitudes estigmatizantes de estudantes universitários frente às pessoas com transtornos mentais
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i10.32507
ISSN2525-3409
AutoresIsis Gabrielly Lima Santana, Letícia Souza Carvalho, Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, Arthur de Almeida Medeiros, Alysson de Jesus Santos, Bárbara Giovanna de Araújo Santos, Maria do Socorro Claudino Barreiro, Matheus Santos Melo, Thaiane Santana Santos, Glebson Moura Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO estigma relacionado aos transtornos mentais é considerado uma dimensão a ser valorizada e corresponde a percepção negativa, resultante de julgamentos antecipados ou conhecimentos errôneos. Sendo assim, essa pesquisa objetivou avaliar as atitudes dos acadêmicos de oito cursos da saúde frente às pessoas com transtornos mentais. Trata-se de uma pesquisa transversal e quantitativa, com abordagens descritiva e analítica. A coleta de dados foi realizada numa Universidade Federal do nordeste brasileiro, através da aplicação de um questionário semiestruturado e uma escala validada a Attribution Questionnaire – AQ27. Ademais, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A amostra foi composta por 328 estudantes, sendo 52,1% do primeiro ciclo e 47,9% do último e 75,6% afirmaram que não cursaram disciplina de saúde mental. Em relação ao AQ27 observou escores de moderado a baixo estigma e alguns cursos se sobressaíram como, Terapia Ocupacional com menores atitudes estigmatizantes e Fonoaudiologia com as maiores. A maior parte dos acadêmicos foi do primeiro ciclo e de Fisioterapia. Além disso, esteve presente a estigmatização na maioria dos cursos. Portanto, pode-se inferir que o estigma está relacionado com várias vertentes, principalmente, com a instrução acadêmica constituindo uma barreira na assistência desses futuros profissionais.
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