Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM MINI-HERBÁRIO

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Linguagem: Português

10.15628/holos.2021.5641

ISSN

1807-1600

Autores

Gilmara da Silva Freire, Rubiana Passos Custódio Bandeira, Yzila Liziane Farias Maia de Araújo,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

O objetivo desse trabalho foi criar um mini-herbário como recurso didático em uma escola da rede básica em Aracaju-SE, para facilitar o aprendizado dos conteúdos de Botânica, como também permitir que os alunos reconheçam a importância em preservar a diversidade, a partir do conhecimento adquirido. Para isso, foram formados dois grupos compostos por alunos das turmas do 7º ano (A e B). O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: na primeira etapa foi feito a visita na escola; na segunda etapa houve uma explanação sobre o que é um herbário e sua importância; já na terceira fase foram realizadas as visitas das turmas ao Herbário ASE e a coleta do material botânico na UFS; a quarta etapa houve a oficina de formação com os alunos. E foi observado que atividades diferenciadas associando teoria à prática funcionam como uma excelente ferramenta para despertar o interesse dos alunos.

Referência(s)