Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A programação infantil na televisão aberta: a (des)informação das crianças

2011; Organization of Ibero-American States; Volume: 55; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35362/rie5521606

ISSN

1681-5653

Autores

Jomar Barros Filho, João Luiz Pegoraro, Luiz Roberto Gomes, Ive de Souza, Juliana Aureo Ferreira, Fernanda Oliveira Simon, Estéfano Vizconde Veraszto,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Neste trabalho, analisamos o programa infantil “TV Xuxa”, transmitido pela Rede Globo de Televisão, aplicando técnicas da análise de conteúdo. Embora a programação infantil muitas vezes seja encarada como entretenimento descontraído, é preciso considerar que esta programação é veiculada em estações privadas que visam a lucratividade. Assim, é necessário avaliar tanto as atrações apresentadas nesses programas quanto os apelos comerciais que os integram, já que trazem conteúdos e valores que podem influenciar a formação das crianças. Esse tipo de programação necessita de outra linha de direcionamento, além dos, predominantemente, de ordem mercadológica e comercial. Finalmente, tecemos algumas reflexões acerca dos conteúdos e das técnicas contidos nos programas televisivos infantis, discutindo questões ligadas a formação cultural. Utilizamos o conceito de indústria cultural a fim de revelar o processo de massificação e de (des)informação promovido pelos programas televisivos dessa natureza.

Referência(s)