Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecendo o Lean Healthcare e suas principais características: proposição de um modelo conceitual a partir da literatura científica

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i10.32699

ISSN

2525-3409

Autores

José Carlos Guimarães, Glauber José de Melo Cavalcanti Manso, Adão Rodrigues de Sousa, Ailton Leal Pereira, Fernando Bueno Vieira, Francisco Andesson Bezerra da Silva, Josenil Bezerra Nascimento Neto, Bettina Sá D’Alessandro, Edelino Alves dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Hospitais são organizações complexas cujo funcionamento demanda tanto atividades técnicas quanto também administrativas. A razão de ser do hospital é garantir a qualidade no atendimento aos pacientes. Uma forma viável de se atingir este objetivo é o uso correto da Filosofia Lean Healthcare, a qual é derivada das técnicas do Sistema Toyota de Produção. O presente estudo tem por objetivo evidenciar o Lean Healthcare e suas características por meio de um modelo conceitual construído a partir da literatura científica. O estudo consiste numa pesquisa de cunho explicativo e descritivo com abordagem qualitativa. Além disso, utilizou-se para embasamento do artigo a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o sucesso do Lean Healthcare está fortemente associado com a participação das pessoas, a criação de uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua. Além disso, a utilização correta das ferramentas de Lean também foram vistas como fator condicionante para o êxito na prática desta filosofia. Estas situações somadas com as atitudes dos colaboradores voltadas para a melhoria contínua representam as entradas necessárias para que o processo do Lean Healthcare funcione adequadamente. Consoante o modelo conceitual proposto, isto irá gerar a melhoria dos processos do hospital, o encontro de soluções pertinentes aos problemas do hospital, a criação de valor para os pacientes em cada tarefa realizada e o uso producente dos recursos. Assim, os resultados gerados nesta perspectiva são a redução dos desperdícios, a melhoria nos serviços prestados, a redução de custos e, por conseguinte, o incremento nos resultados do hospital.

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