
Conhecimento e aplicação do atendimento pré-hospitalar por docentes escolares
2022; Editora Rede UNIDA; Volume: 8; Issue: sup1 Linguagem: Português
10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p125-140
ISSN2446-4813
AutoresÁgatha Helen Mafra de Assis, Amanda Karen Gonçalves da Costa, Sérgio Saraiva Forte Júnior, João Victor Gregório de Azevedo Pereira, Demis Warney Russos, Lia Maristela da Silva Jacob,
Tópico(s)Injury Epidemiology and Prevention
ResumoObjetivou-se revisar e descrever, com base na literatura nacional e internacional, estudos que abordem a importância do conhecimento de docentes escolares sobre atendimento pré-hospitalar e respectiva aplicação na prática, mediante revisão integrativa. Para tal, selecionaram-se artigos publicados entre 2016 e 2020, nas bases bibliográficas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura do Caribe em Ciências da Saúde (MEDCARIB). Em conclusão, ainda que parte considerável dos professores de ensino fundamental tenha tido que lidar com alguma situação de emergência, a quantidade deles com conhecimento técnico e atitudes adequadas ao manejo de situações emergenciais no ambiente escolar ainda é escassa. Deste modo, registra-se a importância da parceria entre os profissionais de saúde e educação, com intuito de desenvolver estratégias que viabilizem a prevenção de agravos de saúde em situações emergenciais no ambiente escolar.
Referência(s)