Artigo Acesso aberto Revisado por pares

recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v5i2.15900

ISSN

2595-0967

Autores

Rosalino Subtil Chicote, Gabriel Mulalia Maulana, Geraldo Vernijo Deixa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetivo da pesquisa foi caracterizar a base dos argumentos utilizados pelos professores de Matemática para ensinar adição e subtração de números Inteiros na reta numérica. Foi aplicado um questionário online e apenas 4 professores Licenciados em Matemática que possuem 1 à 12 anos de experiência no ensino dos números Inteiros na 8ª classe. Os resultados indicam que o ensino dos números inteiros por via da recta numérica não é permeado por obstáculos epistemológicos. O jogo dos sinais, embora não justificada sua coerencia tem sido uma saída argumentativa para justificar contradições.

Referência(s)