Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

asserção do lúdico nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental

2022; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Coordenadoria de Pesquisa e Inovação; Linguagem: Português

10.47519/eiaerh.v7.2021.id53

ISSN

2446-7154

Autores

Mariane Grando Ferreira, Alexandre Shigunov Neto, Dulce María Strieder,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A construção dos conhecimentos científicos nos Anos Iniciais pode contribuir para a criticidade e a participação ativa dos alunos na sociedade. Mediante isso, dentre os inúmeros elementos em discussão no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais um é relativo ao estímulo da ação do aluno, sendo neste contexto o lúdico de grande valia. O presente artigo traz como objetivo debater a função do uso do lúdico nos direcionamentos do Livro Didático de Ciências Naturais para os Anos Iniciais, amparando-se em uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Como resultado descrevemos a importância do uso do lúdico fazendo-se presente inclusive enquanto critério de seleção dos Livros Didáticos de Ciências e apontamos para alternativas de ação.

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