Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A conjuração dos mortos

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 38 Linguagem: Português

10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.161952

ISSN

2178-0447

Autores

Alberto José Colosso Sartorelli,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Ainda seguindo os paradigmas da forma da pintura histórica, David se utilizou dos feitos da Antiguidade Clássica não só como orientação moral, mas como posicionamento político e orientação prática na então emergente revolução iniciada na França. Os litores trazendo a Brutus os corpos de seus filhos (1789) é um exemplo de caráter republicano por excelência e, por isso, também de ação revolucionária no contexto da monarquia. Após a Revolução, David pintou Marat assassinado (1793), obra em que, valendo-se da forma da pintura histórica, retratou um personagem e um tema da história contemporânea. Finalmente a França, agora republicana, era digna de ser representada em uma pintura histórica.

Referência(s)