Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 38 Linguagem: Português

10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.168248

ISSN

2178-0447

Autores

Natalia Belasalma de Oliveira,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o “cinema de poesia”, de Pier Paolo Pasolini. Por fim, analisa Música Barroca Mineira, curta-metragem de 1981 que aborda aquilo que Omar chama de “civilização barroca” e mostra como um filme poderia assimilar à sua própria tessitura as características de seu objeto.

Referência(s)