Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Das provas de nível presenciais em língua estrangeira aos testes de nível online: o caso da Universidade Aberta

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português

10.30612/eadtde.v9i11.16055

ISSN

2318-4051

Autores

Margarida Pereira Martins, Ana Setién Burgués, Isabelle Simões Marques, Katja Göttsche,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

No presente artigo propomos uma análise da implementação de provas de diagnostico com resposta automática online na Universidade Aberta (Portugal) como resposta à pandemia COVID-19 de 2020, devido a qual não foi possível os estudantes se deslocarem à Universidade para realizarem as provas presencialmente. São discutidas as vantagens dos testes online no que dizrespeito a planeamento, correção e aferição de nível. Também analisamos os critérios de harmonização que foram aplicados para as quatro línguas lecionadas na Universidade Aberta (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês) assim como as pedagogias relacionadas com este tipo de avaliação. Por fim elaborámos uma reflexão sobre esta experiência, demonstrando as especificidades deste tipo de avaliação no ensino superior.

Referência(s)