
Das provas de nível presenciais em língua estrangeira aos testes de nível online: o caso da Universidade Aberta
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português
10.30612/eadtde.v9i11.16055
ISSN2318-4051
AutoresMargarida Pereira Martins, Ana Setién Burgués, Isabelle Simões Marques, Katja Göttsche,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo presente artigo propomos uma análise da implementação de provas de diagnostico com resposta automática online na Universidade Aberta (Portugal) como resposta à pandemia COVID-19 de 2020, devido a qual não foi possível os estudantes se deslocarem à Universidade para realizarem as provas presencialmente. São discutidas as vantagens dos testes online no que dizrespeito a planeamento, correção e aferição de nível. Também analisamos os critérios de harmonização que foram aplicados para as quatro línguas lecionadas na Universidade Aberta (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês) assim como as pedagogias relacionadas com este tipo de avaliação. Por fim elaborámos uma reflexão sobre esta experiência, demonstrando as especificidades deste tipo de avaliação no ensino superior.
Referência(s)