
Engramas: polaridades dinâmicas na imagem "Diadorim II" de Arlindo Daibert
2022; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36025/arj.v9i1.29704
ISSN2357-9978
AutoresGustavo de Castro, Leandro Bessa,
Tópico(s)Multidisciplinary Warburg-centric Studies
ResumoA xilogravura do artista plástico brasileiro Arlindo Daibert (1952-1993), Diadorim II, é o meio pelo qual se investiga a noção de engrama e Pathosformel segundo Aby Warburg (1866-1929). Imagem motivada pelo romance de João Guimarães Rosa (1908-1969), Grande sertão: veredas (1956), em que se debatem forças dinâmicas contrastantes – lógica e magia, razão e desrazão, aparição e ocultamento –, semelhante ao fluxo narrativo rosiano. Deste modo, com os procedimentos metodológicos de Warburg (aproximativo, analógico, pelas reminiscências e filológico), explorou-se o caráter de transmissão presentes na imagem e na dimensão do páthos na personagem Diadorim, o que permitiu encontrar a sua dimensão cosmológica.
Referência(s)