Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caracterização morfológica e citoquímica de células sanguíneas de rapinantes da ordem Accipitriformes apreendidos ou resgatados no bioma Mata Atlântica do Rio de Janeiro (sudeste do Brasil).

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i10.32508

ISSN

2525-3409

Autores

S.T. Araujo, Sabrina Destri Emmerick Campos, Daniele Mello Cunha, Jeferson Rocha Pires, Augusto Cesar Aguiar Pimentel, Helena Keiko Toma, Aline Moreira de Souza, Nádia Regina Pereira Almosny,

Tópico(s)

Animal Genetics and Reproduction

Resumo

Foram analisadas as características morfológicas e citoquímicas das células sanguíneas de 14 acipitrídeos de vida livre apreendidos ou resgatados no bioma Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Este estudo foi conduzido utilizando duas técnicas de coloração citoquímica, a peroxidase (PER) e o sudan black B (SBB). Para análise morfológica, extensões sanguíneas coradas foram avaliadas em microscopia óptica. Até onde sabem os autores, este foi o primeiro estudo sobre morfologia de células sanguíneas em Parabuteo unicinctus e o primeiro a avaliar citoquimicamente as células sanguíneas dessa espécie e de Rupornis magnirostris. Quanto à morfologia constatou-se que as células sanguíneas dos animais avaliados foram similares às de outros acipitrídeos. Heterófilos foram os leucócitos mais prevalentes, sendo também observados eosinófilos e linfócitos em valores expressivos. Apenas os eosinófilos de P. unicinctus apresentaram reação positiva para PER e SBB. Os exemplares de R. magnirostris apresentaram eosinófilos com reação positiva somente para SBB. Os demais leucócitos tiveram resultados negativos para PER e SBB. Concluiu-se que as características morfológicas e citoquímicas das células sanguíneas de P. unicinctus e de R. magnirostris são semelhantes às de outros acipitrídeos, exceto os eosinófilos, que diferem bioquimicamente. Nesse contexto, o presente estudo das técnicas citoquímicas pode fornecer uma base de dados importante a ser acessada em futuras pesquisas, inclusive sobre a influência da composição dos eosinófilos na função dessas células em rapinantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX