
O ensino-aprendizagem e o uso de metodologias ativas da unidade temática cuidado básico à saúde da mulher do curso de enfermagem sob a ótica de monitores
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i10.32368
ISSN2525-3409
AutoresMaria Alice Neves de Arruda Pereira, Gabriela Fernanda dos Santos, Laryana Mayara de Lima Silva, Júlio César Bernardino da Silva, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Eduarda Augusto Melo, Raquel Bezerra dos Santos, Vanessa Juvino de Sousa, Maria Valéria Gorayeb de Carvalho,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRelatar a experiência sobre o ensino-aprendizagem e o uso de metodologias ativas da unidade temática cuidado básico à saúde da mulher do curso de Enfermagem sob a ótica de monitores. Trata-se de um relato da experiência de discentes no ensino-aprendizagem e monitoria de saúde da mulher no ciclo gravídico, puerperal e climatério, do curso de Bacharelado de Enfermagem de um Centro Universitário, localizado no Agreste Pernambucano. A vivência aconteceu entre os meses de agosto e dezembro de 2021, a qual participaram das atividades 05 docentes, 29 discentes. A primeira etapa do processo de ensino se deu a partir do embasamento teórico no ensino-aprendizagem de saúde da mulher, seguida da segunda etapa, com a construção das habilidades práticas na unidade temática. As estratégias e recursos de ensino utilizados nas aulas foram aulas expositivas dialogadas, rodas de conversa, debates em grupos e práticas em laboratório. Considera-se que o processo de ensino-aprendizagem deve ser baseado em metodologias que estimulem a criatividade, a criticidade e a autonomia dos discentes na construção das habilidade e competências. A prática de monitoria permite que os discentes-monitores aprimorem seus conhecimentos e práticas na temática, permitindo também desenvolver habilidades importantes na área da docência, além de compartilhar com os estudantes suas vivências prévias.
Referência(s)