Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pesquisa (auto)biográfica em educação na Ásia

2019; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.31892/rbpab2525-426x.2019.v4.n12.p816-820

ISSN

2525-426X

Autores

Hervé Breton,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

O dossiê apresentado neste novo número da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica inclui artigos de pesquisadores (professores doutores e doutorandos) que vivem, trabalham ou desenvolvem pesquisas na Ásia. Historicamente, do ponto de vista europeu, a Ásia é um lugar extremamente longe [“ailleurs extreme”], com uma forma de exterioridade radical. No final do século XIX, a região asiática é denominada de diversas maneiras entre “Ásia Oriental” e “Extremo Oriente”. O termo “Far East” surge no Império Britânico, para se referir ao longínquo Oriente, cujas regiões exigiam longas viagens para serem alcançadas. Dois eixos serão abordados especificamente neste Dossiê: (1) o lugar dado às narrativas nas pesquisas em ciências humanas e sociais na Ásia; e (2) a função e os efeitos da narrativa do ponto de vista das dinâmicas de formação individual e coletiva. Pouco conhecidos na Europa e no Brasil, os trabalhos vindos da Ásia estão ausentes das bibliografias europeias e sul-americanas. O objetivo deste Dossiê é apresentar a vitalidade da pesquisa asiática, com trabalhos provenientes de diferentes áreas geográficas, espaços regionais, redes de pesquisa e de cooperação acadêmica. Trata-se acima de tudo de dar visibilidade à singularidade das pesquisas contemporâneas desenvolvidas por pesquisadores engajados em trabalhos com as abordagens das histórias de vida e da pesquisa biográfica no continente asiático. Diante da vastidão deste continente que, do lado de dentro, está longe de ser vivido como um todo ou uma união, o método escolhido para apreender a diversidade dos trabalhos foi proceder em duas etapas e, portanto, preparar duas edições que aparecerão em dois números distintos da Revista.

Referência(s)