
Literatura e cinema: as funções narrativas de Propp em duas do conta A bela adormecida e suas implicações para o contexto escolar
2018; Volume: 13; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5433/boitata.2018v13.e35744
ISSN1980-4504
AutoresRobervânia de Lima Sá Silva, Érica de Cássia, Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs contos, independentemente de sua classificação, exercem e sofrem grande influência advinda do contexto cultural e social, uma vez que sua criação está diretamente relacionada a eles, devido originarem-se de tradições orais. Dessa maneira, as várias adaptações que são elaboradas levando em consideração as muitas transformações ocorridas no contexto do leitor dão provas de que eles são de extrema importância para a sociedade e para o ensino em ambientes escolares. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica do modelo funcional de Propp para narrativas, a primeira versão do conto a Bela Adormecida, de Giambattista Basile cujo título era Sol, Lua e Tália e a última versão cinematográfica para o conto, Malévola, que apresenta roteiro de Linda Woolverton e direção de Robert Stromberg, e ainda, discutir uma forma de aplicação em sala de aula. A pesquisa desenvolvida se classifica como qualitativa de cunho bibliográfico. Para realizar a discussão utilizamos como abordagem teórico-metodológica no campo da pesquisa científica, os trabalhos de Bortone-Ricardo (2008), Fachin (2001) e Gil (1999), no campo da teoria literária, adotamos os estudos de Propp (2006), no campo do ensino da literatura, Souza e Cosson (s/d) e Cosson (2009) foram os autores investigados.
Referência(s)