Avaliação de quarta geração: revisão integrativa sobre sua aplicação na pesquisa em saúde
2018; Volume: 21; Issue: 247 Linguagem: Português
10.36489/nursing.2018v21i247p2518-2523
ISSN2675-049X
AutoresLeidyani Karina Rissardo, Marcos Benatti Antunes, Ana Carolina Kuchpil de Souza Alves, Bruna Pilonetto, Geisa dos Santos Luz, Lígia Carreira,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO presente estudo objetivou identificar na produção científica existente, como vem sendo utilizado o referencial metodológicoavaliação de quarta geração nas pesquisas em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de publicações levantadas nas bases de dados PubMed, Banco de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, no período de 2005 a 2015. Utilizou-se a combinação dos descritores avaliação de quarta geração e avaliação qualitativa, em todos os idiomas, totalizando 27 estudos analisados. O processo de análise permitiu a construção de duas categorias temáticas: Potencialidades e desfechos da avaliação de quarta geração e Limitações da metodologia atreladas com estratégias no campo da pesquisa. Observou-se predomínio de estudos brasileiros na área de saúde mental e escassez de estudos internacionais. Aspectos positivos foram encontrados devido í escolha do referencial metodológico, principalmente no que se refere em dar voz aos grupos de interesses estudados. As publicações evidenciam a relevância do rigor metodológico a ser seguido quando se trabalha com a avaliação de quarta geração, uma vez que é necessário adotar os critérios estabelecidos pelos autores deste referencial.
Referência(s)