Artigo Acesso aberto

A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância / Music and language: a unique duo in kindergarten

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n7-269

ISSN

2525-8761

Autores

Andreia Filipa Duarte Araújo, António José Pacheco Ribeiro,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.

Referência(s)