Avaliação da acessibilidade de jogos digitais voltados para idosos / Assessment of the accessibility of digital games aimed at the elderly
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n7-124
ISSN2525-8761
AutoresPedro Sales Ferreira, José Alberto Guimarães Tolentino, Andréa Mathes Faustino,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoIntrodução: Os jogos digitais têm grande potencial no ramo das inovações tecnológicas. Com o intuito de buscar a melhora da qualidade de vida dos idosos, eles fornecem diversão e desenvolvem aspectos físicos, socioemocionais e as capacidades cognitivas, chegando até a auxiliar no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Atualmente, o termo “acessibilidade” está sendo muito discutido dentro da área tecnológica, e os jogos não foram deixados de fora dessas discussões. Independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais, usufruir dos benefícios de produtos, serviços e informação com o mínimo possível de restrições é essencial para o público idoso. Objetivo: Avaliar a acessibilidade de jogos digitais voltados para idosos disponíveis nas plataformas IOS e ANDROID para dispositivos móveis. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva investigativa, onde foram acessadas as lojas de aplicativos das plataformas IOS e ANDROID e pesquisadas as seguintes palavras-chave no buscador das “stores”: “jogos para idosos”, “idoso”. Foram incluídos na análise jogos disponíveis de forma gratuita ou que possuíssem versão demonstrativa gratuita (demo). Após a seleção dos jogos foram aplicadas as diretrizes de acessibilidade para jogos. Estas diretrizes abarcam um conjunto de recomendações para tornar os jogos digitais mais acessíveis e beneficiar pessoas com qualquer tipo de limitação (incluindo pessoas com dificuldade para enxergar, para ouvir, com deficiências motoras ou cognitivas). Resultados: Foram incluídos 12 jogos que foram selecionados a partir das plataformas das lojas de aplicativos do IOS e ANDROID. Os jogos encontrados foram: Lumosity, Solitaire, Word Life, WOW, 1010, Paciência Spider, Peak, Perguntados, Candy Crush, CodyCross, Cérebro Ativo e AnagrAppCup. Alguns destes jogos são voltados para as questões de treinamento do cérebro com o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, memória e linguagem, além de experiências de interação social. Quanto à acessibilidade, os jogos analisados apresentaram interfaces interativas, presença de tutoriais que podem auxiliar na jogabilidade e várias opções para modificar o layout, podendo ser adaptados para pessoas com necessidades especiais em relação às dificuldades visuais e auditivas. Conclusão: O desenvolvimento de jogos voltados para o público idoso deve levar sempre em consideração a acessibilidade e a facilidade de interação, pois o público-alvo possui características únicas em sua relação com as novas tecnologias, necessitando muitas vezes de auxílio para utilizá-las. Aplicativos acessíveis, fáceis de interagir e com jogabilidade simples são mais atrativos para o público alvo e acabam por colaborar no aprendizado das novas tecnologias e promovem a inclusão digital.
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