O acompanhamento como formação contínua e os modelos explicativos para a autonomia de professores / Mentoring as continuing education and the explanatory models for teacher autonomy
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n7-093
ISSN2525-8761
AutoresStela Maris Vaucher Farias, Maria Luíza Rheingantz Becker,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo visa apresentar parte integrante dos resultados da tese de doutorado que versou sobre os valores e os possíveis (des)caminhos rumo a um ideal de autonomia dos professores participantes da modalidade de formação continuada criada pelo Projeto de Extensão Trajetórias Criativas/UFRGS-RS – o acompanhamento. A pesquisa se desenvolveu em três escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul que, desde 2012, dedicam-se de modo mais específico ao atendimento dos estudantes de 15 a 17 anos que ainda não conseguem alcançar o Ensino Médio. A Epistemologia Genética piagetiana embasou a investigação na busca dos interesses e dos valores implícitos nas concepções dos professores e para o mapeamento dos valores de troca que foram construídos entre os docentes. Outros autores foram agregados para problematizar o acompanhamento como tradução de uma Política que se quer ver implementada, e os impactos para a profissionalidade do professor. Neste artigo, serão apresentados os padrões de explicação construídos pelos professores que foram traçados a partir dos seus interesses e de suas concepções sobre a sua autonomia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, estruturada como um estudo de caso único, com duas unidades integradas de análise caracterizadas por dois contextos bastante diversos para a ação docente: um pautado pela coação social e outro não. Este artigo pautou-se pelos elementos das observações participantes e das entrevistas semiestruturadas realizadas. A partir da análise feita por meio desses dois recursos metodológicos específicos, foi possível verificar que as escolhas e a busca por conhecimento são valores comuns adotados por todos os professores em todas as três escolas; que existem modelos explicativos para as concepções dos professores, os quais, conferem subsídios importantes para refletir sobre a autonomia docente e o aprimoramento dos processos de formação continuada dos docentes; a necessidade de tomar consciência das fissuras ou brechas que possibilitam a interferência, por parte dos professores, nas políticas públicas que chegam às escolas com o foco nas soluções viáveis para educação desses jovens.
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