Artigo Acesso aberto

O acompanhamento como formação contínua e os modelos explicativos para a autonomia de professores / Mentoring as continuing education and the explanatory models for teacher autonomy

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n7-093

ISSN

2525-8761

Autores

Stela Maris Vaucher Farias, Maria Luíza Rheingantz Becker,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo visa apresentar parte integrante dos resultados da tese de doutorado que versou sobre os valores e os possíveis (des)caminhos rumo a um ideal de autonomia dos professores participantes da modalidade de formação continuada criada pelo Projeto de Extensão Trajetórias Criativas/UFRGS-RS – o acompanhamento. A pesquisa se desenvolveu em três escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul que, desde 2012, dedicam-se de modo mais específico ao atendimento dos estudantes de 15 a 17 anos que ainda não conseguem alcançar o Ensino Médio. A Epistemologia Genética piagetiana embasou a investigação na busca dos interesses e dos valores implícitos nas concepções dos professores e para o mapeamento dos valores de troca que foram construídos entre os docentes. Outros autores foram agregados para problematizar o acompanhamento como tradução de uma Política que se quer ver implementada, e os impactos para a profissionalidade do professor. Neste artigo, serão apresentados os padrões de explicação construídos pelos professores que foram traçados a partir dos seus interesses e de suas concepções sobre a sua autonomia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, estruturada como um estudo de caso único, com duas unidades integradas de análise caracterizadas por dois contextos bastante diversos para a ação docente: um pautado pela coação social e outro não. Este artigo pautou-se pelos elementos das observações participantes e das entrevistas semiestruturadas realizadas. A partir da análise feita por meio desses dois recursos metodológicos específicos, foi possível verificar que as escolhas e a busca por conhecimento são valores comuns adotados por todos os professores em todas as três escolas; que existem modelos explicativos para as concepções dos professores, os quais, conferem subsídios importantes para refletir sobre a autonomia docente e o aprimoramento dos processos de formação continuada dos docentes; a necessidade de tomar consciência das fissuras ou brechas que possibilitam a interferência, por parte dos professores, nas políticas públicas que chegam às escolas com o foco nas soluções viáveis para educação desses jovens.

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