Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita

2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782022270065

ISSN

1809-449X

Autores

Regina Zanella Penteado, Clayton José Budin, Belarmino César Guimarães da Costa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Esta pesquisa documental objetiva identificar imaginários de trabalho docente expressos/difundidos na série Rita (Netflix, por streaming), protagonizada por uma professora. Da análise, emergiram os imaginários de trabalho docente: solitário e individualizado; temporalizado, regrado e rotinizado; conflitivo; técnico; apartado do debate social e com práticas pedagógicas tradicionais; submetido a relações autoritárias, competitivas, ameaçadoras, disciplinares e punitivas. Tais imaginários correspondem a concepções antigas de ensino (como vocação e ofício) e a uma socialização docente marcada pela feminização - avessas às formas contemporâneas de ensino e à ideia de docência como profissão. A abordagem considera o contexto da cultura digital que incide nas formas de percepção e representação da docência no espaço público da educação, expressando/difundindo imaginários que atravancam o debate social da profissionalização docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX