
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS:AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
2018; Revista Inteligência Competitiva; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24883/iberoamericanic.v8i2.261
ISSN2236-210X
AutoresAlexandra de Deus Vieira Ribeiro, Neusa Maria Francisco Mendel, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emília Camargo, Silvana Cargnino Biegelmeyer,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar se o Curso de Especialização em Inteligência Competitiva e de Mercado contribui no desenvolvimento de competências dos profissionais para atuarem como analistas de Inteligência Competitiva (IC). Além disso, teve a pretensão de investigar se os profissionais utilizavam a IC como ferramenta no processo de tomada de decisão. A amostra foi composta por 13 participantes, regularmente matriculados na 11ª edição do curso em uma das maiores universidades privadas do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 13 questões, que caracterizava o perfil dos participantes e investigava sobre o uso da IC. Após, foi realizada uma entrevista em grupo focal, com 10 participantes, a fim de aprofundar a investigação sobre o uso da IC. Trata-se de uma pesquisa com delineamento misto, ou seja, com abordagem qualitativa e quantitativa, uma vez que as informações coletadas na análise quantitativa serviram para elaborar o roteiro utilizado no grupo focal. O critério de inclusão no grupo focal foi experiência prévia de aplicação da IC. A partir dos resultados encontrados foi possível constatar que o curso contribui de maneira positiva para o desenvolvimento de competências dos alunos para utilizarem a IC. Conclui-se que o curso possui o diferencial de ser o único no estado a permitir a formação focada em Inteligência Competitiva, além de pertencer a uma instituição valorizada no mercado de trabalho. Portanto, avaliar o quanto e como ele dever ser ajustado, é de extrema importância para sua continuidade.
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