
Por uma sociossemiótica do design de interação
2018; Issue: 121 Linguagem: Português
10.25965/as.6075
ISSN2270-4957
Autores Tópico(s)Sustainable Design and Development
ResumoNas últimas décadas do século XX, os meios produtivos foram de tal forma impactados na sociedade industrial pela computação e pela eletrônica que tornou-se impossível imaginar a configuração de artefatos, produtos e sistemas afastada da lógica da estratégia de projetos difundida sob o protagonismo do design. A digitalização permeou o espaço social com toda sorte de dispositivos, plataformas, mídias, aplicativos e sistemas através dos quais as atividades mais triviais da vida passaram a se organizar. Assim, não apenas inauguraram-se novas possibilidades técnicas, mas consolidou-se uma racionalidade ajustada ao progresso tecnológico que intervém diretamente nas relações sociais. Cabe, portanto, sublinhar a centralidade do processo do design na consolidação deste horizonte tecnológico. Tomado como um programa de ações ligado ao desenvolvimento dos artefatos industriais, sejam eles físicos ou virtuais, o design prosperou ao se encarregar da configuração dos dispositivos interativos. Iniciando por situar algumas noções preliminares em torno do conceito de projeto, buscaremos sobretudo, em seguida, delinear um plano geral de reflexão a favor de uma sociossemiótica dos projetos do design. 1. As perspectivas funcionalistas e seus limites Para o campo do design, comprometido com o processo contínuo de aprimoramento dos artefatos humanos, é imperativo que os produtos projetados sejam utilizados com facilidade pelas pessoas, integrando-se às suas atividades diárias. Tratando-se de disp
Referência(s)