Artigo Acesso aberto Produção Nacional

VENDAS VIRTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AOS IMPACTOS DA COVID-19: A EXPERIÊNCIA DA FEIRARTE POTIGUAR DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

2022; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15628/empiricabr.2021.13228

ISSN

2447-178X

Autores

Edna Morais da Silva, Jennifer Cruz de Oliveira, Maria Clara Martins Lourenço, Denise Cristina Momo, Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O contexto de pandemia provocada pela COVID-19 imprimiu em todo o mundo a necessidade de adaptação à realidade de distanciamento social e interrupção ou readequação de diversas atividades econômicas, o que gerou impactos de diferentes naturezas em diversas organizações. Neste contexto encontra-se a Feirarte Potiguar de Economia Solidária, coletivo formado por 20 empreendimentos econômicos solidários que produzem e comercializam artesanato e que, na realidade de pandemia, viram a necessidade de adaptação da comercialização para o ambiente virtual, o que realizaram por meio da criação de uma loja virtual. Esta pesquisa visa sistematizar a experiência de criação e implementação da loja virtual da Feirarte Potiguar de Economia Solidária no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas e grupos focais com representantes de 12 grupos que compõem o coletivo. Os dados coletados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a superação de limitações no uso das ferramentas virtuais; a criação da loja virtual como avanço no processo autogestionários; e a valorização da importância da assessoria técnica das instituições públicas que apoiam o empreendimento, tais como IFRN, UFRN e SETHAS/RN.

Referência(s)