
VENDAS VIRTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AOS IMPACTOS DA COVID-19: A EXPERIÊNCIA DA FEIRARTE POTIGUAR DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
2022; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15628/empiricabr.2021.13228
ISSN2447-178X
AutoresEdna Morais da Silva, Jennifer Cruz de Oliveira, Maria Clara Martins Lourenço, Denise Cristina Momo, Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO contexto de pandemia provocada pela COVID-19 imprimiu em todo o mundo a necessidade de adaptação à realidade de distanciamento social e interrupção ou readequação de diversas atividades econômicas, o que gerou impactos de diferentes naturezas em diversas organizações. Neste contexto encontra-se a Feirarte Potiguar de Economia Solidária, coletivo formado por 20 empreendimentos econômicos solidários que produzem e comercializam artesanato e que, na realidade de pandemia, viram a necessidade de adaptação da comercialização para o ambiente virtual, o que realizaram por meio da criação de uma loja virtual. Esta pesquisa visa sistematizar a experiência de criação e implementação da loja virtual da Feirarte Potiguar de Economia Solidária no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas e grupos focais com representantes de 12 grupos que compõem o coletivo. Os dados coletados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a superação de limitações no uso das ferramentas virtuais; a criação da loja virtual como avanço no processo autogestionários; e a valorização da importância da assessoria técnica das instituições públicas que apoiam o empreendimento, tais como IFRN, UFRN e SETHAS/RN.
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