Artigo Acesso aberto Produção Nacional

QUAL O VALOR DOS SEUS PROCESSOS? UMA PROPOSTA PARA BUSINESS INTELLIGENCE

2022; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15628/empricabr.2019.7717

ISSN

2447-178X

Autores

Jéssica Liliane Peña Figueiredo, Claudio Testoni Cardozo, Oscar Rudy Kronmeyer Filho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Mudanças constantes fazem parte do ambiente corporativo das empresas que querem manter sua vantagem competitiva perante seus concorrentes, adaptando-se às demandas exigidas pelo mercado, tanto para seu próprio crescimento como até mesmo para sua sobrevivência. Assim, o uso de tecnologias de Business Intelligence no apoio à tomada de decisão não é mais novidade. Entretanto, a adaptação dos processos dessa área, muitas vezes, não acompanha a velocidade de mudança do ambiente da organização onde a empresa está inserida, diminuindo a geração do seu valor esperado. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar o valor a ser entregue pela área de Business Intelligence de uma organização e sugerir a estruturação de processos gerando valor alinhado à estratégia a partir de práticas de Business Process Management. O método utilizado foi baseado em um estudo de caso realizado em uma empresa multinacional de tecnologia da informação, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no método Value Proposition Design. O resultado deste estudo explorou uma elaboração original de propostas de valor para os processos, que possibilitou sua identificação, análise e desenho. Conclui-se que é importante construir um ambiente de melhoria contínua para que os processos possam acompanhar a evolução e mudanças da empresa, e é fundamental direcionar todas as melhorias e ações para atender ao que é esperado pelo cliente. Como continuidade do estudo sugere-se avançar em outras áreas de conhecimento de Business Process Management, implementando práticas de gerenciamento de desempenho para acompanhamento do desempenho dos processos-chave.

Referência(s)