
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CICLO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: UM ESTUDO SOBRE TERMOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
2022; Editora Univates; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3137
ISSN1983-0378
AutoresLuiz Marcelo Darroz, Pedro Henrique Giaretta, Cleci Teresinha Werner da Rosa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo partiu da constatação de que, no ensino de Física, assuntos como a termologia são apresentados, em geral, sob aspectos muito distantes do cotidiano dos estudantes, e o ensino é focado na transmissão de conteúdos de forma expositiva. Diante disso, buscou-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e na metodologia intitulada Ciclo de Aprendizagem Experiencial (CAE), a fim de responder à seguinte questão norteadora: como o CAE pode servir de suporte metodológico para promover a aprendizagem significativa de termologia para alunos do 9º ano do ensino fundamental? O objetivo do estudo consistiu, portanto, em identificar indícios de aprendizagem significativa de termologia no 9º ano do ensino fundamental a partir da utilização do CAE. No intuito de alcançá-lo, elaborou-se uma sequência didática para abordar os conceitos básicos de termologia, alicerçada nos fundamentos da TAS e constituída de dois ciclos que contemplam as quatro etapas propostas por Kolb e vinculadas ao CAE. A sequência didática foi estruturada em nove encontros e desenvolvida em uma escola da rede privada. De natureza qualitativa e participante, a pesquisa teve como foco a identificação de indícios da aprendizagem. A proposta foi avaliada por meio do diário de bordo preenchido pelo professor pesquisador e pelos materiais produzidos pelos participantes. A análise dos dados coletados apontou para a viabilidade da proposta e a importância de metodologias pautadas na aproximação dos conteúdos aos conhecimentos que os educandos já possuem.
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