
Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Linguagem: Português
10.14393/che-v21-2022-123
ISSN1982-7806
AutoresCélio Juvenal Costa, Giovana Cardoso Versolatto,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO objetivo deste artigo é identificar de que forma o Barroco contribuiu para educação de Portugal no século XVII, por meio das obras de Josefa de Óbidos. Nossa hipótese é que o Barroco tenha sido um dos elementos do processo educacional do período, por cumprir com o propósito formativo à época. Para isso analisamos algumas das obras da referida artista, com o propósito de investigarmos as premissas incutidas nas imagens, para identificarmos os artifícios de persuasão ou condução, que corroboraram para o processo educacional do fiel/súdito. Concluímos que os elementos estilísticos do Barroco, viabilizaram às obras de Josefa um caráter diretivo, que contribuiu para a condução dos fiéis/súditos à experiência e aprendizado da fé católica e, portanto, à perpetuação e conservação deste credo.
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