
MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
2012; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/moinhos.v0i1.2403
ISSN2317-4080
AutoresCristiane Ferreira Dos Santos, Cecília de Campos França,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEsta pesquisa surgiu do interesse em saber como a música pode contribuir pedagogicamente em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e consciência crítica dos alunos. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e de análise. As perguntas centrais desta pesquisa foram: A música contribui para o processo de ensino-aprendizagem na educação formal e de que maneira? A hipótese levantada é de que a música pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem mostrando-se um excelente instrumento para os educadores. Com essa pesquisa pretendeu-se ainda identificar e evidenciar a contribuição que este recurso didático pode exercer em aulas de Língua Portuguesa e quais as possíveis formas de utilização do recurso música na sala de aula como ferramenta de ensino-aprendizagem. Os autores que nos acompanharam neste percurso teórico foram Ferreira (2002); Souza (2001); Fiorin (2007) e outros que também deram sua contribuição para a realização da mesma.
Referência(s)