
A produtividade da noção de cenografia para a abordagem dos gêneros do discurso em sala de aula
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/htp-v4n1-2022-63977
ISSN2674-7502
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo empreende uma reflexão acerca da abordagem dos gêneros do discurso em sala de aula, especificamente pelo viés de uma análise de discurso de base enunciativa. Objetiva-se discutir a questão a partir da noção de cenografia, proposta por Dominique Maingueneau (2008; 2011; 2015a; 2015b; 2020) como uma das três cenas de enunciação engendradas no funcionamento de um texto. A plasticidade das restrições de um gênero, em maior ou menor grau, é uma questão pouco focalizada, por exemplo, nos documentos nacionais regulamentadores do ensino, como a Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a discussão acerca da cenografia é um dos caminhos possíveis para suprir essa lacuna, na medida em que as variadas relações entre a cenografia e o quadro cênico (cena englobante e cena genérica) podem contribuir para a ruptura com certas leituras sobre o gênero discursivo que acabam o enquadrando como mero formato textual. Além de expor a teorização de cenografia, relacionando-a com alguns aspectos do ensino de língua, o artigo apresenta a análise de uma canção, a fim de ilustrar a variabilidade cenográfica que é característica de determinados gêneros.
Referência(s)