Artigo Acesso aberto

Rede Ferroviária no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro (Trecho Niterói - Visconde de Itaboraí)

2022; Issue: 23 Linguagem: Português

10.4000/espacoeconomia.21894

ISSN

2317-7837

Autores

Stefani Fabricio Cristoiu,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo apresenta a importância da introdução das redes técnicas, mais especificamente da ferrovia que conectava as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Essa rede ferroviária auxiliou na industrialização-urbanização do Leste Metropolitano Fluminense. Desde de 1930, essas cidades vão sendo urbanizadas, atraindo mais residentes e indústrias. Nas décadas de 1950 e 1960, o governo brasileiro começa a atrair indústrias automobilísticas, consequentemente passando a investir mais no modal rodoviário. As linhas ferroviárias acabaram sucateadas e retidas pelo poder privado, que as utiliza quase que exclusivamente para o transporte de cargas. Enquanto uma menor parte das linhas ainda servem ao transporte público, como foi o caso da linha Barreto-Visconde de Itaboraí, que mesmo precária, funcionou até meados de 2007. Um dos pontos a ressaltar, é que desde 1968 essa linha vem sendo inserida em projetos metroviários, que caso concluídos podem beneficiar 1,7 milhões de habitantes. (IBGE,2017)

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