Da classificação dos solos: uma abordagem estatística – plataforma ferroviária – estudo de caso ferrovia centro atlântica
2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n8-002
ISSN2525-8761
AutoresBárbara Drumond Almeida, Paulo Afonso Lopes Da Silva, Artur Cortês Da Rosa, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães,
Tópico(s)Geotechnical and construction materials studies
ResumoGrandes gastos com a manutenção da plataforma ferroviária se devem às falhas na capacidade de suporte das camadas que a compõe. Por isso a execução adequada e manutenção são fatores críticos das operações ferroviárias devido aos riscos de segurança e financeiros. Além disso, falhas da infraestrura culminam, muitas vezes, em paradas da operação, superestrutura danificada e até mesmo em acidentes. Este trabalho apresenta distribuição de ocorrência dos solos da Ferrovia Centro Atlântico no trecho entre as cidades de Ribeirão Preto e Ituverava no estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho é relacionar o nível de adequação do solo em estudo, em relação à mecânica de pavimentos ao seu uso como camada de subleito compactado da plataforma ferroviária, por meio do estudo estatístico da classificação dos solos de acordo com o Sistema Unificado de Classificação dos Solos – SUCS, o Transportation Research Board – TRB e a metodologia MCT.
Referência(s)