Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Telenovela e controvérsias

2021; Volume: 9; Issue: 21 Linguagem: Português

10.22484/2318-5694.2021v9n21p168-195

ISSN

2318-5694

Autores

Cecília Almeida Rodrigues Lima,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a telenovela brasileira e seu potencial de mobilizar públicos conectados em torno de controvérsias (DASCAL, 2001; VENTURINI, 2014), no ambiente das redes sociais digitais. A partir de uma análise das conversações nos perfis sociais do Gshow, plataforma de entretenimento da Rede Globo, apresenta uma tipologia de sujeitos que publicam comentários sobre telenovelas, incorrendo em trocas polêmicas que podem prolongar-se de maneira imprevisível. A pesquisa observa como cada um desses sujeitos contribui para que as controvérsias ganhem maior alcance e durabilidade, adquirindo assim um valor estratégico para a emissora. O recorte da pesquisa foi delimitado nas publicações sobre a telenovela “A Força do Querer” (2017).

Referência(s)