
Telenovela e controvérsias
2021; Volume: 9; Issue: 21 Linguagem: Português
10.22484/2318-5694.2021v9n21p168-195
ISSN2318-5694
AutoresCecília Almeida Rodrigues Lima,
Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoEste artigo tem o objetivo de analisar a telenovela brasileira e seu potencial de mobilizar públicos conectados em torno de controvérsias (DASCAL, 2001; VENTURINI, 2014), no ambiente das redes sociais digitais. A partir de uma análise das conversações nos perfis sociais do Gshow, plataforma de entretenimento da Rede Globo, apresenta uma tipologia de sujeitos que publicam comentários sobre telenovelas, incorrendo em trocas polêmicas que podem prolongar-se de maneira imprevisível. A pesquisa observa como cada um desses sujeitos contribui para que as controvérsias ganhem maior alcance e durabilidade, adquirindo assim um valor estratégico para a emissora. O recorte da pesquisa foi delimitado nas publicações sobre a telenovela “A Força do Querer” (2017).
Referência(s)