Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n4-538

ISSN

2525-8761

Autores

Joyce dos Santos Farias, Evany Mikaelly Cardoso Soares, Davi Vieira Correia, Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química.

Referência(s)
Altmetric
PlumX