Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Datas comemorativas ressignificadas nos anos iniciais: atividades didáticas de Ciências e Matemática norteadas pela Base Nacional Comum Curricular

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i10.32967

ISSN

2525-3409

Autores

Sandra Cadore Peixoto, Kate Rodrigues Zuchetto,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira as datas comemorativas podem ser trabalhadas no Ensino de Ciências e Matemática dos anos iniciais, visando à ressignificação no contexto escolar e à articulação com a Base Nacional Comum Curricular. A educação passa por constantes mudanças para acompanhar a demanda da sociedade. É muito importante que o professor tenha consciência de que a busca por capacitação é um processo para toda a sua vida profissional. A proposta deste trabalho consistiu no planejamento e criação de um Caderno Pedagógico com sugestões de atividades para cada data em estudo: Dia da Paz, Dia da Mulher, Dia Mundial da Água, Dia do Índio, 7 de Setembro e Dia do Gaúcho. Em cada atividade proposta, consta a descrição do público-alvo, o objeto de conhecimento e as habilidades que serão desenvolvidas nos alunos, além da descrição, por momentos, das atividades que são apresentadas. O Caderno Pedagógico tem por objetivo sugerir estratégias metodológicas para o desenvolvimento de algumas atividades pedagógicas, articulando as datas comemorativas com o Ensino de Ciências e Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A aplicação deste trabalho ocorreu por meio de uma roda de conversa entre os alunos da disciplina de Seminário Integrado II, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Mestrado Profissional da Universidade Franciscana. Vale ressaltar que todos os alunos que participaram da atividade, no total de 11 pessoas, são professores da Educação Básica.

Referência(s)