
Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento
2022; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24979/ambiente.v1i1.1080
ISSN1981-4127
Autores Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO relato apresenta um discurso vivenciado por esta pesquisadora, no primeiro componente curricular do Curso de Doutorado em Educação do Ensino do Ciências e Matemática (REAMEC) turma 2021. Os primeiros ensaios de leitura e discussões frente aos olhares epistêmicos do saber científico. Neste sentido a ideia fundamenta-se nas bases epistemológicas das obras de Gaston Bachelard a formação do espírito científico de Tomas Kuhn a estrutura das revoluções científicas e Karl Popper a lógica da pesquisa científica, discorrendo uma reflexão na formação dos doutorandos, nas observações primeiras sobre os conhecimentos científicos, os problemas da ciência e o problema da pesquisa científica. A abordagem inicia-se a partir do obstáculo do conhecimento com as primeiras ideias instigadas, seguindo para o processo de reflexão sobre o que é um problema de pesquisa científica? E, concluindo com os argumentos de Popper sobre o problema da indução com o olhar oposto no método indutivo. As reflexões promoveram uma ruptura no modo de pensar da pesquisadora. E com o denso trabalho de leitura elevou as barreiras do pensamento e, ainda transformando hábitos biológicos e sociais da estudante de nível doutoral.
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