
A concepção do ato de narrar representada pela personagem Raimundo Silva, em História do cerco de Lisboa, de José Saramago
2022; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15448/1983-4276.2022.1.42401
ISSN1983-4276
AutoresKaren Lorrany Neves Adorno, Raquel Trentin Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoObjetivamos, no presente artigo, refletir sobre a concepção do ato de narrar representada pela personagem Raimundo Silva, em História do cerco de Lisboa, de José Saramago. Para isso, buscamos pensar sobre como Raimundo Silva lê as suas experiências antes e depois do seu ato infrator, de colocar um “não no lugar de um “sim” em um documento histórico já consagrado pela tradição. A fim de evidenciar como a teoria pode servir para iluminar a literatura, aproximo-me do romance sob a chave de leitura da chamada teoria ricoeuriana de “A tríplice mimese”, pertencente à obra Tempo e Narrativa (1983 [1994]). Esse corpo teórico se torna importante por tratar da identidade narrativa, em que o ato de narrar, de “pôr-em-intriga” os acontecimentos, constitui a maneira pela qual o sujeito organiza as suas experiências práticas. Esse ponto pode vir a explicar a necessidade imperante de Raimundo Silva de modificar o texto de outrem e, assim, a sua própria identidade, cruzando os limites da sua função de corretor.
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