
Pose para foto - click! (ou: possibilidades de instrumentos avaliativos para a sala de aula de matemática)
2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: Edição Especial Linguagem: Português
10.37001/remat25269062v19id670
ISSN2526-9062
AutoresDayani Quero da Silva, João Ricardo Viola dos Santos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoPráticas avaliativas em salas de aula operam, muitas vezes, na lógica do discurso da melhoria, desenvolvimento e progresso, em uma suposta igualdade de alunos, que, no limite, reforça o projeto colonial (patriarcal, hierárquico, eurocêntrico) de uma Educação Matemática. Com isso, nesses escritos, em uma tentativa de criar possibilidades, atuar nas fissuras, produzir com pesquisas e com uma escola que acontece, me invento em um diálogo com diferentes instrumentos avaliativos para/com salas de aula de matemática. Com a afirmação “pose para foto - click!”, em uma atitude decolonial, uma mistura com fotos e um flerte com as margens das avaliações que acontecem nas escolas, sou produzida neste ensaio. Entre provas escritas, provas em fases, prova com cola, análise de produções escritas e portfólio, algumas discussões de características e potencialidades desses instrumentos avaliativos são detalhadas na direção de partilhar ideias, pesquisas e discussões para, quem sabe, convites de produção/invenção de instrumentos avaliativos outros.
Referência(s)