Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pose para foto - click! (ou: possibilidades de instrumentos avaliativos para a sala de aula de matemática)

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: Edição Especial Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v19id670

ISSN

2526-9062

Autores

Dayani Quero da Silva, João Ricardo Viola dos Santos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Práticas avaliativas em salas de aula operam, muitas vezes, na lógica do discurso da melhoria, desenvolvimento e progresso, em uma suposta igualdade de alunos, que, no limite, reforça o projeto colonial (patriarcal, hierárquico, eurocêntrico) de uma Educação Matemática. Com isso, nesses escritos, em uma tentativa de criar possibilidades, atuar nas fissuras, produzir com pesquisas e com uma escola que acontece, me invento em um diálogo com diferentes instrumentos avaliativos para/com salas de aula de matemática. Com a afirmação “pose para foto - click!”, em uma atitude decolonial, uma mistura com fotos e um flerte com as margens das avaliações que acontecem nas escolas, sou produzida neste ensaio. Entre provas escritas, provas em fases, prova com cola, análise de produções escritas e portfólio, algumas discussões de características e potencialidades desses instrumentos avaliativos são detalhadas na direção de partilhar ideias, pesquisas e discussões para, quem sabe, convites de produção/invenção de instrumentos avaliativos outros.

Referência(s)